quarta-feira, 10 de junho de 2009

Textos/ Guiões

Escritos originalmente, serão as vozes dos dois intérpretes/anfitriões (personagens) que convidam os pequenos espectadores a conhecer o retratado.

Trata-se, portanto, de um projecto teatral que privilegia a dramaturgia contemporânea de língua portuguesa, através da redacção de textos originais com uma linguagem adaptada à faixa etária a que se destinam. Serão múltiplas e multiplicadas aquelas vozes. Se evocam o retratado (na terceira pessoa), serão a voz de narradores heterodiegéticos e omniscientes; se em discurso directo, assumem-se como a voz do próprio retratado ou a de outras personagens afins ao seu universo.


Os textos, encomendados a um conjunto de jovens escritores portugueses, serão trabalhados, durante os ensaios, pelas equipas (de 1 encenador e dois intérpretes) de cada um dos espectáculos que constituem este projecto, podendo daí resultar novos textos, num processo de re-escrita, sugerindo propostas de improvisação, criando espectáculos no qual o texto assume um papel central no desenrolar da acção em cena ou se apresenta como fonte inspiradora para o trabalho de invenção de novo material para cena, traduzido na criação de movimento, música, coreografia e imagens que ajudem a contar a estória.

O jogo é este. O dos contadores de histórias, da História, das estórias da História.

Sem comentários: