segunda-feira, 15 de junho de 2009

Retratinhos por miúdos [texto programa#2]

No ano em que celebra 10 anos de vida, o teatromosca - companhia de teatro fundadada em Sintra - apresenta um novo projecto teatral intitulado “Retratinhos”. Com os vários espectáculos que fazem parte deste projecto, pretendemos contar pequenas (grandes) histórias da História, com a ajuda de personalidades maiores (ou menores) da História Universal, que nos guiam no(s) caminho(s) por esta longa e estreita linha a que os crescidos chamam Tempo.

Para 2009, chamámos Fernando Lopes-Graça, Charles Darwin, Fernão Mendes Pinto, D. Carlos, Gil Vicente, Paula Rego, Amílcar Cabral e Guerra Junqueiro, pessoas não muito diferentes de ti, com histórias não muito diferentes das tuas, para nos acompanharem nesta viagem pelo mundo do sonho que é o Teatro.

Hoje, será a vez do menino Fernando, nascido em Tomar, há mais de 100 anos atrás. Um menino que sonhava com um Portugal diferente daquele em que vivia. Um menino que nao parava de sonhar com um Portugal “livre como o vento” e cheio de música.

A Viviane escreveu a história para nós. O Mário, a Diana, o Filipe e o Ruben pegaram nessa história do menino Fernando Lopes-Graça e juntaram ainda mais notas, até comporem esta melodia que, hoje, vos apresentamos em forma de Teatro. Esperemos que o sonho destes meninos (e de tantos outros que nem sequer cabiam neste pequeno papel) vos contagie e que nunca deixem de lutar pelos vossos sonhos.

Em Agosto, o Fernando dará a vez ao Fernão Mendes Pinto, em Lisboa, no Museu Nacional de Arqueologia. Depois, viajaremos no Beagle com Darwin, através dos maravilhosos jardins do Parque de Monserrate. No final de Agosto, acompanharemos Gil Vicente no Palácio Nacional de Sintra. Em Outubro, o Centro Cultural Olga Cadaval receberá o Rei D. Carlos. Em Novembro, Sua Alteza dará lugar à pintora Paula Rego, enquanto viajamos até ao Porto, Tomar e Braga, na companhia de Amílcar Cabral e Guerra Junqueiro. E as viagens continuarão, no Tempo e no Espaço, ao mesmo tempo, que se preparam já novos “Retratinhos” para 2010...

Venham connosco!

Pedro Alves, teatromosca