quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto encenação "Retratinho de Darwin"

Começámos com isto: “Quando Darwin vislumbra a ideia do evolucionismo, nasce-lhe uma cauda, que cresce, cresce, cresce e que lhe provoca um mau estar terrível, que o obriga a escondê-la de todos, durante anos.”

Darwin era um macaco. Darwin escondia algo de todos. Escondia a sua própria cauda. Não por vergonha... Não! Nada disso... Tinha até muito orgulho nela. Deliciava-se a brincar com a cauda, no jardim, nas pausas do seu trabalho. Isto dizemos nós. Sem maldade (não queremos a caricatura).

Escondia-a porque, naquele tempo, as pessoas sofriam por terem ideias diferentes da maioria. Mas, ele não desistiu. Revelou as suas teorias ao mundo. Antes de o fazer, revela-as aqui, hoje, no Jardim de Monserrate, que, durante 15 dias, acolheu as nossas brincadeiras (do Darwin também!). Porque ele devia adorar rebolar na relva de vez em quando. Porque ele devia adorar dançar no alto de um monte. Porque ele devia adorar a calmaria da pesca (até somos capazes de apostar que os peixes foram os primeiros a escutar as suas teorias revolucionárias). Porque ele devia adorar subir às árvores, como qualquer criança. Porque ele se devia divertir imenso a fazer ciência...

Pois então, façamos o mesmo! Pedimos apenas que nos acompanhem nesta viagem a bordo do Beagle, pelos jardins do Parque de Monserrate, que se divirtam com este pequeno espectáculo de teatro, que observem a natureza, que, no final, nos ofereçam (a nós e ao Darwin) um outro pequeno retrato pintado por vocês e que, estas teorias e estas histórias, vos façam reflectir sobre as nossas origens e os nossos comportamentos. Porque, em 200 anos, não mudámos assim tanto, pois não Jenny?


PEDRO ALVES, encenador

2 comentários:

Prof. Sofia Leitão disse...

Olá boa tarde...
foi com prazer que descobri o vosso projecto (sou uma de entre as milhares de pessoas que por aí andam distraídas...) e é com alguma ansiedade que aguardo o visionamento do vosso trabalho em Monserrate (au point!) com a minha pequenada no próximo dia 6 de Setembro! Espero que entrem em grande e despertem nos demais o prazer que é DESCOBRIR!
Bem-hajam!
Sofia Leitão

teatromosca disse...

Obrigado pelo seu comentário. Estreamos amanhã o "Retratinho de Darwin" e ficamos a aguardar a V. presença.