quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Cenografia Para Compreender o Mundo - texto apoio Formação

A Cenografia Para Compreender o Mundo

A cenografia deve ser considerada como um sistema significante que integra e coloca em relação a obra e o espectador, ou seja, deve ser um instrumento de comunicação. Tomando o espaço, nomeadamente o espaço cénico, como matéria de trabalho, desenvolve-se um processo em que todas as componentes duma produção teatral, como os figurinos, a iluminação, os objectos que habitam o espaço, etc., se devem articular para criar uma unidade da imagem cénica, já que todos eles são suportes de significação.

Resulta, pois, que a cenografia se associa ao corpo orgânico do espectáculo, qualquer que seja a sua forma de representação, e que complementa o trabalho da encenação, sendo o resultado de uma concepção dialéctica, sustentada com base numa reflexão e discussão de ideias num plano dramatúrgico.

Com efeito, o cenógrafo contemporâneo define-se por trabalhar de forma a tentar estabelecer uma ponte entre uma reflexão pessoal sobre o Mundo e uma consequente visão crítica, a que não é alheia uma consciência social e a utilização de uma linguagem plástica que contempla a ideia de inovação. Esta inovação aponta para a procura de novas respostas no plano estético e para a proposta de novas formas de relação entre o público e o espectáculo. Quer isto dizer que o trabalho efectuado pelo cenógrafo é a demonstração efectiva de um pensamento (ou de um conjunto de ideias), ou seja, a criação cenográfica evidencia uma prática que se reveste de uma intelectualização, sendo, por isso, um instrumento de entendimento.

Pedro Silva
Excerto da tese final da Licenciatura em Realização Plástica do Espectáculo
pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, 2003

Sem comentários: