terça-feira, 6 de abril de 2010

"Retratinho de Fernão Mendes Pinto" Abril 2010

No dia 10 de Abril, o teatromosca apresenta «Retratinho de Fernão Mendes Pinto», no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, às 16h, celebrando os 500 anos do nascimento deste importante cronista português. O espectáculo estará também disponível para marcação de grupos e escolas no Centro Cultural Olga Cadaval, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa (onde será apresentado no dia 21 de Abril, às 15h) e na Casa da Cultura de Mira Sintra (apresentação no dia 24 de Abril, às 17h).

O espectáculo, encenado por Pedro Alves, com texto de Jorge Palinhos, é uma co-produção do teatromosca com a Terra na Boca - Associação Cultural e conta com interpretação de Diana Alves (bailarina) e Yolanda Santos(actriz).

Descobrimos Fernão Mendes Pinto, escritor e aventureiro quinhentista, como uma figura teatral, que, ao longo dessa maravilhosa obra que é a sua “Peregrinação”, se transmuta em tantas outras personagens. Ele é comerciante, escravo, soldado, pirata, marinheiro, embaixador, noviço... e, acima de tudo, um narrador sem igual, exagerado, apaixonado, entusiasmado, que elabora um relato encantador das aventuras dos portugueses em terras do fabuloso Oriente, servindo-se de um estilo rico e (também) cómico. E é num registo histriónico, falso, incerto, estranho, forçado, que encontramos o real da sua ficção e o vemos (artista performativo) a actuar, a transformar-se, a mascarar-se, diante dos nossos olhos, sem outros grandes engenhos, qual contador de estórias... da História... E se lhe disserem, “Oh, Fernão! Mentes?”, ele responderá certamente, “Sim, minto. Muito! Mas só para dizer a verdade...”


Ficha Artística e Técnica

AutoriaJorge Palinhos DirecçãoPedro Alves IntérpretesDiana Alves (bailarina) e Yolanda Santos (actriz) Assistência de encenaçãoJustina Jonusaite e Sigita Skirkaite Consultoria históricaDaniel Alves [docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa] MovimentoDiana Alves IlustraçõesAlex Gozblau FigurinosCatarina Varatojo Produção ExecutivaPedro Alves Produçãoteatromosca Co-produçãoAssociação Terra na Boca ApoiosMinistério da Educação - DGIDC, Câmara Municipal de Sintra, Museu Nacional de Arqueologia, Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel, Junta de Freguesia de Mira Sintra, Sporting Clube de Lourel, Instituto dos Museus e Conservação, Relevo Branco – Gráfica, CMYK - Gráfica, 5àSEC [Rio de Mouro], Jornal de Sintra, Correio de Sintra, Jornal O Correio da Cidade e Actual Sintra




Sem comentários: