segunda-feira, 5 de outubro de 2009

FORMAÇÃO no âmbito do projecto "Retratinhos"

No âmbito do projecto teatral “Retratinhos”, produzido pelo teatromosca, o Departamento de Pedagogia e Animação (DPA) da Associação Cultural teatromosca desenvolverá, em parceria com a Divisão de Bibliotecas Municipais da Câmara Municipal de Sintra, no início do ano lectivo 2009-10, uma acção de formação intitulada "O Livro Encenado - Outras Leituras", com o objectivo de dotar os diferentes agentes e intermediários, envolvidos no processo de criação de leitores, de competências teóricas-práticas que permitam uma intervenção pluridisciplinar, em contexto escolar (ou fora deste).

Assim, foram seleccionadas quatro diferentes expressões artísticas (escrita criativa, teatro, movimento, artes plásticas), que servirão aqui de modelo para a exploração de uma obra literária.

As obras literárias escolhidas para servir de modelo experimental nesta formação são textos originais criados para o projecto teatral “Retratinhos”, pelo teatromosca. Esses textos servirão apenas como exemplo prático para que, para além, de uma aprendizagem teórica e meramente abstracta, os participantes tenham a possibilidade de fazer uma aprendizagem prática das competências que se pretende que venham a adquirir.

Os diferentes módulos da formação (Teatro, Escrita Criativa, Movimento, Figurinos e Cenografia) relacionam-se entre si. Para cada novo módulo parte-se sempre dos materiais produzidos no anterior.


A formação decorrerá na Biblioteca Municipal de Sintra, entre 26 e 30 de Outubro, das 9.30h às 12.30h (1 grupo de 15 participantes) e das 14h às 17h (outro grupo de 15 participantes). Os exercícios finais serão apresentados no dia 31 de Outubro, entre as 15h e as 18h, na Biblioteca Municipal de Sintra.

Os destinatários desta formação são professores e educadores (e leitores em geral).

INSCRIÇÃO GRATUITA

Biblioteca Municipal de Sintra
Tel. 21 923 61 71 - 21 923 61 77
Email bms@cm-sintra.pt
Faxe 21 923 61 79

Sem comentários: